Fração do artigo retirado da página da EMBRAPA: https://www.embrapa.br/
No dia 16 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”, data que coincide com a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ocorrida em 1945. Neste ano de 2020, marcando assim o seu 75º aniversário, a FAO lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, com o tema: Cultivar, Nutrir, Preservar. Juntos. A grande questão neste momento é: devemos “comemorar” essa data? Afinal, segundo essa mesma Instituição, a quantidade de pessoas subnutridas no mundo aumentou nos últimos três anos, passando de 800 milhões, e a insegurança alimentar é cada vez mais preocupante, devido aos conflitos armados, a desigualdade social, às mudanças climáticas etc., e mais recentemente a pandemia causada pelo novo Coronavírus. A desnutrição cresce ano a ano e, cada vez mais, uma alimentação saudável está longe de se tornar um bem acessível para todos. Por outro lado, a obesidade - e suas consequências - aumenta de forma ainda mais rápida nas diferentes populações.
Sabe-se que o consumo diário de hortaliças é extremamente benéfico para a saúde. Elas são importantes fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes. Em relação às vitaminas, a única não fornecida pelas hortaliças é a B12, por estar presente somente em alimentos de origem animal. Algumas vitaminas e minerais, que são hidrossolúveis (solúveis em água), depois de aproveitados pelo nosso organismo são facilmente eliminados, como por exemplo a vitamina C; daí a necessidade de ingerir diariamente essas vitaminas e minerais, presentes nas hortaliças, visando suprir essa deficiência. As hortaliças, além de fornecer nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, ainda auxiliam na hidratação. Por sua vez, o baixo consumo pode ocasionar carências nutricionais, fragilizando-o e tornando-o mais suscetível a doenças. Ainda, o consumo diário de hortaliças pode protelar ou evitar as doenças degenerativas, além de apresentar um aumento da disposição e a diminuição de riscos de doenças como a hipertensão e a diabetes. Poderíamos aqui listar uma série de outros benefícios deste grupo de alimentos, mas a verdade é que consumir hortaliças todos os dias é fundamental para quem busca um estilo de vida saudável.
Continue lendo este artigo na íntegra em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/56533086/artigo---por-que-devemos-consumir-mais-hortalicas