Novos horticultores apostam em hortaliças inusitadas para conquistar mercados

Hortaliças com formatos inusitados e cores diferentes das tradicionais despertam a curiosidade dos clientes e ajudam horticultores a conquistar novos espaços.

A preocupação com uma alimentação mais saudável tem se tornado prioridade para um número cada vez maior de pessoas, que também tem dedicado mais tempo ao preparo de sua própria comida, dado o novo contexto que estamos vivendo. 

O resultado dessa combinação é um momento de descoberta, curiosidade e mais atenção voltada para as hortaliças, que tem levado muitas pessoas a começar a empreender no ramo da horticultura. Para se destacar entre e oferecer mais variedade para seus clientes, alguns produtores têm apostado em materiais inusitados que agregam valor e aumentam a rentabilidade. 

Localizado em Botucatu – SP está o Nume Espaço Botânico. Uma agrofloresta próxima da cidade comandada pela Lenise Baldini e pelo Guilherme Araujo que nasceu com o objetivo de ser um espaço cercado por plantas ornamentais não convencionais onde os visitantes poderiam conhecer novas espécies e experimentar hortaliças que ainda são desconhecidas para grande parte do público consumidor.

 

A construção desse espaço ainda não tinha começado quando as medidas restritivas impostas pela pandemia exigiram mudanças drásticas dos planos:

“A princípio não começamos a construir nosso estabelecimento porém tínhamos produção. Precisávamos escoar isso de alguma maneira, foi aí que em abril vieram as cestas semanais. Precisávamos encaixar a nossa produção, contudo não podíamos fugir da nossa proposta inicial. Reduzimos as ornamentais mas tínhamos uma horta que precisava de escoamento. Por isso começamos a vender as cestas.”

 

Semanalmente, são preparadas cestas com hortaliças para todos os clientes cadastrados, que recebem tudo que foi produzido pela agrofloresta naquele período. Junto com as hortaliças convencionais, os assinantes também recebem hortaliças que chamam a atenção por suas cores e formatos inusitados além de flores comestíveis, que estão fazendo muito sucesso.

A escolha por oferecer alimentos diferenciados foi uma decisão estratégica tomada pelo casal, que buscou manter a proposta de proporcionar a descoberta de novidades:

“No final das contas, isso acabou virando um diferencial. Se eu fosse mais uma agrofloresta que tivesse os mesmos produtos, eu só seria mais um. As pessoas começaram a se interessar e a querer provar. Tem gente que pede a cesta só pra provar algo diferente que viu no nosso instagram, por exemplo”.

 

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