O comprometimento na manutenção de um hábito alimentar saudável, em todas as fases da vida, é reconhecido mundialmente como uma das estratégias para a saúde e longevidade. Escolhas nutricionalmente saudáveis priorizam o consumo de alimentos in natura como a base da alimentação diária.
Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes é um dos maiores desafios da atualidade. Mas afinal, o que estes alimentos possuem de tão especial?
Texto retirado na íntegra da página: Hortifrúti saber & saúde
Acesso à pagina: https://saberhortifruti.com.br/estudos-e-artigos/hortifrutis-em-sua-alimentacao/
Aqui estão seis importantes qualidades que agregam benefícios aos hortifrutis:
Baixa densidade energética
Frutas, verduras e legumes pertencem ao grupo de alimentos com baixa densidade energética, ou seja, ao consumir 01 prato de servir legumes e verduras cruas variadas obteremos em média 30 kcal. No que diz respeito às frutas, 01 porção de fruta contêm em média 70 kcal¹. Aprenda a fazer macarrão de abobrinha!
Contribuem com a saciedade
A fibra alimentar presente nos hortifrutis confere saciedade. Ao incluir estes alimentos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) há uma redução no consumo de alimentos com maior densidade energética. Veja aqui excelentes opções para o café da manhã!
Fonte de micronutrientes
Frutas, verduras e legumes são excelente fonte de vitaminas, minerais e compostos bioativos em alimentos. Tais substâncias participam dos processos metabólicos que regulam o adequado funcionamento de nosso organismo. Quanto maior a variedade melhor a oferta de nutrientes, por isto a indicação de pratos de saladas coloridos, que agradam aos olhos e ao paladar.
Fonte de compostos bioativos em alimentos
Encontramos nos hortifrutis uma grande variedade de substâncias químicas bioativas (carotenoides, compostos fenólicos, fitoesteróis, entre outros), cujo mecanismo de ação contribui com a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Influenciam a saúde intestinal: laxação
Além de contribuir com a saciedade, a fibra da dieta também influência a saúde intestinal. Ao consumir quantidade adequada de frutas e hortaliças aumentamos a oferta de fibras, as quais são resistentes à digestão e absorção no intestino e contribuem com o processo de laxação². Importante lembrar que o consumo diário de água também reflete no bom funcionamento intestinal. Saiba mais sobre a ameixa: fonte de fibras e sabor.
São essenciais para a microbiota intestinal
Os principais substratos de fermentação para a microbiota intestinal são alguns dos componentes da fibra alimentar. As bactérias são capazes de extrair energia do processo de fermentação e produzir diversos produtos, entre eles os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), os quais possuem inúmeras funções benéficas ao organismo.
Dica para consumir 400 g de hortifrutis diariamente
Veja como é fácil atingir a recomendação mínima de consumo (400 g) de frutas, verduras e legumes frutas diariamente:
• Café da manhã: inclua 01 porção de fruta (exemplo 01 banana)
• Almoço: inclua ½ prato de salada (exemplo: 02 folhas de alface, ½ tomate, 01 ramo
de brócolis, 02 colheres de sopa de cenoura ralada) + sobremesa: 01 porção de fruta (exemplo:01un laranja)
• Jantar: inclua ½ prato de salada (exemplo: 02 folhas de escarola, ¼ pepino, 02 colheres de sopa de beterraba ralada) + sobremesa: 01 porção de fruta (exemplo: 01un maçã)